Notícias (GO/TO)

20/02/2018 08:36

Tocantins começa a colheita com estimativa de produção de 4,4 milhões de toneladas de grãos

 Em 2017, o estado exportou 2,3 milhões de toneladas de grãos e movimento mais de US$ 809 milhões de dólares.

O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participou na quinta-feira (15/02) da cerimônia de abertura da Colheita de Grãos no Estado do Tocantins – Safra 2017/18, no município de Caseara, acompanhado do governador do estado, Marcelo Miranda. O evento foi promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja/Tocantins) em parceria com o governo estadual e com a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária do Estado.

 

De acordo com comunicado do Ministério da Agricultura, a produção de grãos na Fazenda Bacaba, local da colheita inaugural, foi destacada pelo ministro. “Uma fazenda como essa tem 17 mil hectares de lavoura, gerando centenas de empregos. E esses empregos geram outros tantos na cidade em setores de alimentos, de transporte. E isso vai transformando o Tocantins. Um estado que tem arrecadação melhor pode fazer frente, por exemplo, aos seus programas sociais e a outros compromissos”.

Safra de grãos

Maggi lembrou que no seu estado, o Mato Grosso, foram colhidas no ano passado 60 milhões de toneladas de grãos. “Em 1981, quando fui morar no Mato Grosso, nós produzíamos 30 mil toneladas. Então, vocês percebem o quanto o agronegócio é importante para a economia”.

 

O último levantamento da Conab apontou para uma colheita no Tocantins de mais de 4,4 milhões de toneladas de grãos em 1,4 milhão de hectares. A soja representa 63,4% da produção do estado, seguida do milho (19,6%) e do arroz (14,4%). Em 2017, o Tocantins exportou mais de 2,3 milhões de toneladas e movimentou mais de US$ 809 milhões de dólares. A soja foi responsável por mais de 79% das exportações do estado.

Logística do agronegócio

Em entrevista, Blairo Maggi observou que no próximo mês deverá ocorrer o lançamento de projeto de infraestrutura para melhor escoamento da safra agrícola do país. O projeto está sendo elaborado a partir de estudo da Embrapa Monitoramento e receberá contribuições de representantes de entidades do agronegócio.


© 2017 AgriRede

AgriRede é uma iniciativa que conta com o apoio da ANDAV Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários 

Titulo fixo
Titulo fixo
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo